top of page
  • Foto do escritorClare

Dicas para otimizar o espaço do seu quarto!


Hoje em dia, é muito comum morar em um apartamento ou casa pequena, por isso é importante ter ideias criativas para mobiliar e decorar o ambiente de forma funcional e confortável, mas que também seja agradável aos olhos. Um quarto de solteiro, é um espaço de descanso, mas que também é utilizado para outras funções, como estudar ou trabalhar, por isso é importantíssimo otimizar o espaço, assim como manter a personalidade do seu usuário.

É importante começar a decoração de um quarto pequeno pensando na paleta de cores que será usada. Normalmente, em ambientes pequenos é melhor utilizar cores claras como base para a decoração e cores fortes em detalhes decorativos. Nesse quarto investimos em tons de cinza, um amadeirado suave e um tom de rosa para alguns detalhes.

Detalhes sobre os acabamentos:

- Paredes: Calopsita da Suvinil;

- MDF cinza: Cinza Linho Calcário da Fibraplac;

- Amadeirado: Nogueira Thar da Duratex;

- Rosa: Sal Rosa da Arauco.

Quarto em tons de cinza e rosa

Na hora de pensar nos móveis para um quarto pequeno, sempre vale a pena fazer um projeto, já que o investimento vai te trazer móveis funcionais e personalizados, que vão agradar ao seu estilo, além de terem as medidas exatas para o seu ambiente. Nesse quarto existia a necessidade de muito espaço para armazenamento, um roupeiro grande com sapateiro, uma cama de casal, que não poderia ser vista por quem passasse no corredor, além de espaço para guardar livros, bolsas e maquiagem.



O roupeiro é um pouco mais profundo para ter mais espaço interno e o seu rodapé são duas gavetas, que são utilizadas para guardar sapatos. Ainda, as duas portas de correr espelhadas que ajudam a criar a sensação de amplitude no quarto.



A disposição do quarto foi pensada em função da posição da cama, já que ela deveria ficar próxima a uma das paredes e ao mesmo tempo não ser vista diretamente. A proximidade da parede ajudou, pois assim sobrou mais espaço perto do roupeiro. Entre a cama e a parede tem apenas o espaço para um baú, que é utilizado para guardar bolsas e como criado mudo, e mais 10 cm livres para acomodar a colcha. O layout também foi pensado para que a cama ficasse centralizada na TV.



Mas mesmo com um roupeiro satisfatório e o baú, ainda era necessário criar espaço para os livros e também para as maquiagens. Por isso, acima da cama foi feito um aéreo com a mesma modulação da cabeceira, criando assim mais espaço de armazenamento. Abaixo do aéreo, colocamos uma fita de LED, que deu um charme a cabeceira iluminando o painel amadeirado e quadros, que como os outros utilizados no projeto, são uma recordação de viagens e deveriam ganhar destaque na decoração.



Em frente a cama, junto do painel da TV, há uma bancada com 37 cm de profundidade, que foi limitada pela dimensão do quarto, que é pequena. O painel é dividido em 6 partes, duas portas, que foram colocadas antes do nicho da TV para centralizá-la na cama. O nicho da TV e mais três portas, sendo a última delas alinhada com o baú. As duas portas após a TV tornam este móvel uma penteadeira, nelas têm nichos para colocar maquiagem e um espelho ao fundo, que assim como o espelho do roupeiro, ajuda a criar a sensação de amplitude.



Em um quarto pequeno, a iluminação natural e a iluminação artificial são importantes, por isso, optou-se por colocar uma cortina de voal, que apenas reduz a passagem de claridade, mas sem deixar o quarto escuro. E investiu-se em uma boa luminária central de teto e luz nos móveis.





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page