top of page
  • Foto do escritorClare

Sensações transmitida pelas cores na Arquitetura

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Decoração de interiores
Fonte:https://br.pinterest.com/pin/466052261417815916/

Você sabia que as cores são capazes de transmitir emoções e sentimentos? Elas podem até mesmo influenciar nas nossas vidas, através de estímulos e mensagens que enviam aos nossos cérebros. A cor é assimilada por meio da visão, que é traduzida em informação e levada ao cérebro por estímulos. Por isso, ao escolhermos uma cor para um projeto, é importante levarmos em conta que ela pode provocar reações, positivas ou negativas, nos usuários.


Ultrapassando os limites de elemento decorativo, são acima de tudo um elemento arquitetônico com um papel essencial, assim como a materialidade e a luz natural. Como as cores são um fenômeno óptico, elas dependem da luz para serem vistas. Portanto, através da iluminação percebemos a cor. Cada cor gera um estímulo diferente em cada pessoa, neste post iremos explorar mais essas sensações.


  • Amarelo: é uma cor quente, traz a sensação de calor, estimula, ilumina, elava o ânimo. Portanto, é capaz de proporcionar um sentimento de vivacidade. Constantemente, esta cor é associada ao otimismo. É ideal para ambientes que precisam de uma atmosfera ativa e áreas de estudo e escritórios, pois pode estimular atividades intelectuais.

Escritório amarelo e cinza
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/382665299573270580/
  • Vermelho: é uma cor quente, animadora, traz confiança e força de vontade. É uma cor estimulante e dinâmica, por isso deve ser usada com cautela, já que pode provocar muitas sensações diferentes, inclusive o nervosismo. Mas, quando utilizada de modo equilibrado, confere ao ambiente calor e elegância.

Sala detalhes vermelhos
Fonte: https://casaeconstrucao.org/moveis/racks-modernos/
  • Azul: é uma cor fria, capaz de transmitir um sentimento de serenidade e paz, sendo uma cor sedativa e curativa. É ideal para ser utilizada em ambientes de repouso, que exijam tranquilidade. O azul em sua tonalidade mais clara, traz sensação mais alegre, enquanto o tom mais escuro representa profundidade e sentimento de amplitude ao ambiente.

Quarto azul claro
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/82120393188766560/
  • Verde: é uma cor que está no ponto de equilíbrio entre o quente e o frio. Sendo uma cor repousante, que simboliza saúde, bem estar, frescor e tranquilidade. Ele gera sensações agradáveis e confortáveis, por remeter a natureza. Sendo muito utilizada em ambientes hospitalares e ambientes de repouso.

Sala verde
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/10977592824173891/
  • Branco: representa paz, pureza, limpeza, luminosidade e simplicidade. É uma cor que traz bastante luminosidade para os ambientes. Do ponto de vista físico, é a somo de todas as matizes do espectro solar. É muito utilizada em ambientes que precisam ser mais iluminados como salas de aula e escritórios.

Escritório branco
Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br
  • Preto: é uma cor sofisticada e imponente, capaz de transmitir sensação de seriedade e prudência. Geralmente, é utilizada em áreas menores ou em elementos decorativos para criar um ambiente sóbrio.

Cozinha preta e branca
Fonte: https://casa.abril.com.br


Mande suas dúvidas e assuntos de interesse para contato@clarearquitetura.com , ficaremos felizes e tentaremos ajudar o mais rápido possível.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page