top of page
  • Foto do escritorClare

Dicas de decoração: Vegetação em interiores e seus benefícios

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Decoração com plantas

Mas lugar de planta, não é na rua?


Não! Lugar de planta é onde nós quisermos. Se garantirmos que ela fique em uma porção criada de natureza com tudo que ela necessita, ela vai adorar estar dentro ou fora da sua casa.


Então não se preocupe porque pra tudo existe uma solução. O convívio entre plantas e habitantes de uma residência é algo muito saudável e deve ser explorado sempre que possível, já que além de purificar o ar, elas transmitem diversas sensações através de suas cores, texturas, perfumes e movimento.


Plantas como benefício para sua saúde:

  • A cromoterapia (terapia realizada através das cores) é hoje, uma das grandes aliadas aos tratamentos de doenças e aplicar isso em seu dia-a-dia, com vegetações coloridas é uma grande sacada para aliviar as tensões acumuladas durante o dia.

  • A aromaterapia é algo que vem ganhando força e baseado em estímulos cerebrais criados pelo olfato, transmite boas sensações e auxilia na ansiedade, nervosismo, raiva entre outros sentimentos cotidianos.

Há também quem diga que as plantas são diretamente ligadas a uma força maior, e servem para proteger algo ou então melhorar algum ponto, assim como o feng-shui, que trata seu ambiente e pessoa baseado nas forças que as coisas possuem.


Enfim, pelo sim ou pelo não, é muito bom e interessante que criemos este convívio entre nós e a natureza.

Decoração com plantas

Para inserirmos vegetações dentro de nossas casas, precisamos antes de tudo, saber o que desejamos com elas. Seja enfeite, seja barreira visual, cerca viva, aromatizar, colorir e etc., sabendo qual nosso objetivo, já temos a diretriz principal e podemos então buscar as nossas espécies.


Como não é segredo para ninguém, cada vegetação possui uma estrutura e tamanho e por tanto, estabelecer o tamanho desejado é importante.


Para enfeite, podemos utilizar folhagens menores coloridas ou não, e assim criar um pequeno detalhe que somado a decoração do ambiente pode trazer todo um requinte minimalista.


As Zamioculcas, por exemplo, são ótimas para colocarmos em vasos naqueles ambientes que não pegam sol direto mas com boa iluminação. Contidas em vaso, atingem tamanho moderado e por terem comportamento de suculentas, não necessitam de regas frequentes.

Decoração com plantas pequenas
Zamioculcas

A Pleomele não fica para trás! Ela é uma vegetação de fácil cultivo e seu tamanho vai variar conforme a quantidade de terra que o vaso suporta, ou seja, seu tamanho será definido pelo tamanho do vaso. Elas precisam apenas de iluminação indireta para se manter e através de podas de formação, podemos escolher o formato desejado para ela. Mais cônica, pivotante, arboreta, tanto faz, ela fica linda de qualquer forma.


Se sua cãs é muito úmida, pega pouco sol e fica em região muito chuvosa, não se desespere pois você também pode ter um vaso com belas vegetações em sua residência, assim como o Pacová. Esta vegetação, suporta a muita umidade e se contenta muito bem com a sombra, ou seja, não existe “canto” ruim pra ela! Pode ficar grande ou pequena e como as outras vegetações, seu tamanho vai variar conforme o vaso.

Todas em tons de verde. Mas e a cor? Então, podemos utilizar cores através de flores ou de folhas mesmo, já que existem vegetações com folhas coloridas, de formatos variados e esbanjando texturas!


Como por exemplo, as Marantas. São vegetações muito delicadas, indicadas para áreas de luz indireta ou sombra, que carregam em suas folhas, cores, formatos e texturas. Uma verdadeira arte da natureza, elas são ótimas para enfeitar a sua casa.


Se você têm uma área com muita incidência solar, melhor escolher uma que aguente firme e não morra com os raios solares. Uma espécie que possui cor e força é o Cróton, que pode atingir até 3 colorações em uma única muda. Verde, vermelho e amarelo são as cores que você vai encontrar em sua muda e a intensidade dessa cor vai depender justamente dos raios solares. Atenção: Importante que você afaste das crianças e dos pets, pois o cróton e uma vegetação pouco tóxica e mesmo que não seja prejudicial, melhor que evitemos as náuseas e irritações causadas por ela.

A Begônia e o Antúrio, por exemplo, trazem cor através de suas flores! São ótimas para interiores e apesar das flores possuírem a mesma coloração, cada uma tem sua própria “mania”.

  • A begônia é uma vegetação que suporta sol direto mas pode ser utilizada em meia sombra, isto é, em contato com o sol por no máximo 6 horas por dia.

  • Já o Antúrio, precisa ficar em áreas mais sombreadas e se for pegar sol que seja no máximo 4 horas de sol diário, mais do que isso pode ser prejudicada e até morrer.

Se você quiser espécies de maior porte, escolha então, as palmeiras que resistem bem a sombra, pois as de sol podem não se desenvolver adequadamente. A Licuala, palmeira-raphia e a chameadorea, são as espécies mais indicadas para o interior da sua casa. Seu porte será estabelecido também, pelo tamanho do vaso.

Para as aromáticas, escolha sempre espécies de hortaliças, pois a grande maioria possui aroma. Cuide somente a insolação, pois normalmente as aromáticas necessitam de mais sol.

Plantas aromáticas








Mande suas dúvidas e assuntos de interesse para contato@clarearquitetura.com, ficaremos felizes e tentaremos ajudar o mais rápido possível.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page