top of page
  • Foto do escritorClare

Laje Impermeabilizada x Cobertura Verde

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Cobertura verde

Você conhece os modelos de cobertura existentes no mercado? Se parar para pensar, vai perceber que responder esta pergunta não é tão simples, afinal existem diversos modelos de coberturas, com características variadas, como quedas d’água, telhado aparente ou não, lajes planas, tipos de isolamentos, entre outros. Saber qual deles escolher não é uma tarefa simples, por isso vamos começar explicando dois tipos de cobertura com o post de hoje: a laje impermeabilizada e o telhado verde.


Vale ressaltar, que as coberturas são estruturas definidas pelo seu formato e tem como função principal a proteção das edificações contra intempéries, como a ação da chuva e do vento. Também, ela atende às funções estéticas, econômicas e utilitárias, por exemplo impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico. De modo geral a cobertura é composta de 5 partes:

  1. Parte resistente: estrutura para sustentar a cobertura (metálica ou de madeira em telhados ou lajes);

  2. Vedação: telhas ou membranas para vedar a estrutura;

  3. Forro: para auxiliar no conforto térmico e vedação;

  4. Isolamento térmico/ acústico: para auxiliar nas questões de conforto;

  5. Impermeabilização: para promover estanqueidade.


Laje impermeabilizada

A laje plana é a cobertura embutida, geralmente, escondida atrás do prolongamento das paredes ou das platibandas, que são muretas nas bordas da laje de cobertura, mas nada impede que o final da laje se estenda e forme um beiral. Ela tem um visual considerado moderno, mas a sua principal vantagem, ao se relacionar com um telhado inclinado, é o custo.


Telhados de telhas avulso, como de cerâmica e de concreto, acabam envolvendo muito trabalho de carpintaria e madeira, além da necessidade que as telhas estejam perfeitamente encaixadas uma a uma.


A laje plana, não é ruim para questões de conforto, principalmente tendo em vista que ela pode receber pinturas ou isolamento, que aumentem a sua eficiência, existindo muitas soluções para melhorar as suas características. A sua impermeabilização tem como objetivo promover a estanqueidade de elementos e a proteção contra a ação da água e da umidade.


Para garantir o desempenho, é necessário especificar os materiais de acordo com as características da área em que serão aplicados. Analisando o tipo de estrutura da laje e a sua geometria, o tipo de uso, a intensidade de tráfego de pessoas e veículos no local, a exposição a intempéries, e também a exposição ao sol e às variações de temperatura.


Já que todos estes fenômenos podem gerar movimentações na estrutura e , consequentemente, causar falhas no sistema de impermeabilização. Por fim, vale lembrar que toda cobertura possui um caimento suficiente para realizar o escoamento das águas. Uma laje impermeabilizada possui os seguintes itens conforme detalhamento feito pelo estúdio concreto:


Laje ipermeabilizada

Telhado verde

O telhado verde pode ser executado tanto em telhados inclinados quanto em lajes planas, neste último caso existe a vantagem de utilizá-lo como terraço. Além de oferecer benefícios estéticos, é uma das soluções que mais funcionam para proteger termicamente as construções.


No centros urbanos, são uma forma de vegetação, que pode melhorar a qualidade do ar e minimizar o efeito de ilhas de calor, quando utilizados em grande escala, mas no Brasil, ainda é um sistema pouco utilizado. Porém, algumas cidades e estados têm leis de incentivo a implementação de cobertura verde em edificações públicas e privadas.


Também chamado de cobertura vegetal ou jardim suspenso, é um sistema construtivo que se caracteriza por ser uma cobertura vegetal feita com grama ou outras plantas, geralmente de porte menor, além das camadas de impermeabilização e de drenagem.


Os sistemas utilizados neste tipo de cobertura variam bastante, também, há sistemas modulares em que os módulos já vêm prontos com a vegetação e, ainda, sistemas que empregam pisos elevados que armazenam a água das chuvas para posterior irrigação da vegetação.


Se a montagem for feito sobre uma laje diretamente, aplicam-se as seguintes camadas no sistema alveolar leve conforme detalhamento feito pelo estúdio concreto:


Ecotelhado

“Ecotelhado é a evolução dos telhados verdes convencionais, porque integra todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios. Funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva reduzindo a chance de enchentes nas cidades. Ou seja, quanto mais telhados verdes, menos possibilidades de enchentes.” ( Site Ecotelhado).

Gabriela Bertoli - CLARE

Mande suas dúvidas e assuntos de interesse para contato@clarearquitetura.com , ficaremos felizes e tentaremos ajudar o mais rápido possível.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page