Sempre que falamos de arquitetura industrial lembramos de Nova York. E não é a toa que fazemos essa relação imediata. Segundo estudos, o estilo industrial surgiu entre os anos de 1950/70. Nascido nos lofts urbanos de Nova York com a transformação de antigos galpões e armazéns em residências. Habitados por artistas e pessoas mais alternativas, com baixo poder aquisitivo, as reformas eram feitas com custo baixíssimo e devido a isso as tubulações ficavam aparentes e as paredes eram descascadas, deixando os tijolos à vista. Muitas vezes utilizando luminárias e móveis já existentes no local.
Sempre buscando os conceitos de funcionalidade e atemporalidade da escola de arquitetura Bauhaus (1919), o estilo se encaixa perfeitamente na atualidade, mesmo depois de mais de 90 anos. A presença no design contemporâneo, traz um pouco de charme urbano para o interior das edificações. Entre as principais características desse estilo estão os espaços amplos com estruturas aparentes, que se contrastam com decorações mais sofisticadas.
Concreto e tijolo: a inspiração no design industrial se relaciona com características da construção, que ficam expostas sem acabamento;
Espaços amplos: se inspiram nos galpões industrial, que possuiam espaços amplos, integrados e funcionais;
Encanamentos e vigas aparentes: também faz parte do estilo a estrutura crua, que quando ressaltadas acabam criando uma atmosfera mais urbana e contemporânea;
Encanamentos e vigas aparentes: também faz parte do estilo a estrutura crua, que quando ressaltadas acabam criando uma atmosfera mais urbana e contemporânea.
Atualmente o seu uso não se atribui somente a residência, alcançando outros ambientes como restaurantes e escritórios. A releitura do estilo, aparece nos objetos de decoração, luminárias e revestimentos, que foram adaptados segundo às novas necessidades da atualidade.
Se você curte a ideia de misturar os estilos, saiba que o industrial se relaciona muito bem com vários outros, como o vintage, que dá um toque romântico e suaviza a frieza do ambiente. Adicionar plantas e toques de cores, que contrastam com as cores e materiais frios deste estilo também ajudam a deixar os espaços mais acolhedores e personalizados. Ao mesmo tempo em que ele pode estar em detalhes dentro de ambientes mais “clássicos”, em elementos decorativos, este estilo se adapta muito bem á diversos gostos e orçamentos.
Mande suas dúvidas e assuntos de interesse para contato@clarearquitetura.com , ficaremos felizes e tentaremos ajudar o mais rápido possível.
Comments