top of page
  • Foto do escritorClare

Alerta tendência: Arquitetura Industrial

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Decoração Loft - Cozinha

Sempre que falamos de arquitetura industrial lembramos de Nova York. E não é a toa que fazemos essa relação imediata. Segundo estudos, o estilo industrial surgiu entre os anos de 1950/70. Nascido nos lofts urbanos de Nova York com a transformação de antigos galpões e armazéns em residências. Habitados por artistas e pessoas mais alternativas, com baixo poder aquisitivo, as reformas eram feitas com custo baixíssimo e devido a isso as tubulações ficavam aparentes e as paredes eram descascadas, deixando os tijolos à vista. Muitas vezes utilizando luminárias e móveis já existentes no local.


Decoração Loft - Restaurante

Sempre buscando os conceitos de funcionalidade e atemporalidade da escola de arquitetura Bauhaus (1919), o estilo se encaixa perfeitamente na atualidade, mesmo depois de mais de 90 anos. A presença no design contemporâneo, traz um pouco de charme urbano para o interior das edificações. Entre as principais características desse estilo estão os espaços amplos com estruturas aparentes, que se contrastam com decorações mais sofisticadas.

  • Concreto e tijolo: a inspiração no design industrial se relaciona com características da construção, que ficam expostas sem acabamento;

  • Espaços amplos: se inspiram nos galpões industrial, que possuiam espaços amplos, integrados e funcionais;

  • Encanamentos e vigas aparentes: também faz parte do estilo a estrutura crua, que quando ressaltadas acabam criando uma atmosfera mais urbana e contemporânea;

  • Encanamentos e vigas aparentes: também faz parte do estilo a estrutura crua, que quando ressaltadas acabam criando uma atmosfera mais urbana e contemporânea.

Decoração Loft - Restaurante

Atualmente o seu uso não se atribui somente a residência, alcançando outros ambientes como restaurantes e escritórios. A releitura do estilo, aparece nos objetos de decoração, luminárias e revestimentos, que foram adaptados segundo às novas necessidades da atualidade.


Se você curte a ideia de misturar os estilos, saiba que o industrial se relaciona muito bem com vários outros, como o vintage, que dá um toque romântico e suaviza a frieza do ambiente. Adicionar plantas e toques de cores, que contrastam com as cores e materiais frios deste estilo também ajudam a deixar os espaços mais acolhedores e personalizados. Ao mesmo tempo em que ele pode estar em detalhes dentro de ambientes mais “clássicos”, em elementos decorativos, este estilo se adapta muito bem á diversos gostos e orçamentos.


Decoração Loft - Cozinha









Mande suas dúvidas e assuntos de interesse para contato@clarearquitetura.com , ficaremos felizes e tentaremos ajudar o mais rápido possível.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page