top of page
  • Foto do escritorClare

Saiba quantos aparelhos eletrônicos podem ser ligados em uma tomada!

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Tomadas

A boa prática de um projeto elétrico, recomenda que a corrente elétrica em um determinado circuito não ultrapasse 10 Amperes, pois em sua maioria, os circuitos elétricos de tomada nas residências são feitos com cabos de 2,5mm². Esses 10 Amperes resumidamente são 2200 Watts em circuitos de 220 Volts e 1270 Watts em circuitos de 127 Volts.


Para saber quantos Watts você está conectando aos seus circuitos, se atente às etiquetas dos produtos, é lá que você saberá a potência (Watts) de cada um deles, conforme indicado na imagem abaixo.


Etiqueta do produto

MAS CUIDADO!


Nem todo cômodo de uma casa tem um circuito elétrico de tomadas exclusivo para ele, muitas vezes, o mesmo circuito é compartilhado em mais de um cômodo da casa. Então não exagere nos equipamentos que você utilizará ao mesmo tempo em sua casa. E caso necessário, chame um engenheiro ou um técnico para lhe dar mais informações sobre sua instalação.


Exemplo:

Um secador de cabelo pode chegar facilmente a 2000 Watts de potência, isso quer dizer que o uso simultâneo de 2 secadores em um circuito de 220 Volts, já seria o suficiente para ultrapassar os 10 Amperes, causando uma sobrecarga, e provavelmente exigindo a atuação do disjuntor do circuito.

Observação:

A NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão – preconiza que aparelhos que tenham carga maior que 10 Amperes, ou seja, potência maior que 2200 Watts em 220 Volts ou 1270 Watts em 127 Volts, devem possuir um circuito exclusivo para seu uso, como por exemplo, ares-condicionados, chuveiros etc.

Dica Preciosa!

Evite adaptadores de tomadas com muitas entradas (t), benjamins, ou filtros de linha, eles podem te levar a conectar muitos aparelhos em um mesmo circuito, sem saber se este tal circuito possui capacidade para isso.


Normas balizadora sobre o assunto

  • NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão




Henrique Teixeira - CLARE


Mande suas dúvidas e assuntos de interesse para contato@clarearquitetura.com, ficaremos felizes e tentaremos ajudar o mais rápido possível.


0 comentário

Kommentarer


bottom of page